As indústrias alimentares geralmente recomendam uma faixa etária para começar a ofertar certos alimentos às crianças. Alimentos que geralmente já fazem parte da alimentação infantil desde bebezinhos. Conheçam alguns:

→ Farinha Láctea: a partir de 4 anos;

→ Ades: a partir de 3 anos;

→ Iogurtes Petit Suisse (Danoninho, Chambinho): a partir de 4 anos;

→ Neston: a partir de 4 anos;

→ Ninho Solei: a partir de 4 anos;

→ Actimel: a partir de 4 anos;

→ Activia: a partir de 4 anos.

Lembrando que as faixas etárias recomendadas são informadas pela INDÚSTRIA, a parte do processo que, além de outras coisas, visa lucrar com estas vendas....se a própria indústria indica, mais a orientação do pediatra e principalmente a indicação da nutricionista, você se sente segura de ofertar estes alimentos pro seu bebê, ou seu pequenino de 2 anos?
Às vezes o que eu ouço como justificativa: meu bebê come isso desde os 4 meses e é uma criança super saudável. O que eu digo é: as consequências, às vezes, não vem agora. E sempre aumenta a probabilidade do seu filho ter uma doença associada a alimentação, comendo inadequadamente ele está mais perto de ficar doente do que a criança que come corretamente. Você quer isso pro seu pequeno? Eu não gostaria.
Se a criança não escovar os dentes, vai aparecer cárie amanhã? Ou o processo também demora um pouco? Pois é! Assim é com a alimentação (nem sempre, a consequência também pode vir na hora como uma imunidade baixa, colesterol alto, um problema intestinal e outras cositas más!).
Lembrando que alimentação saudável é um conjunto de coisas: frutas, legumes, arroz e feijão quentinho, carninha saborosa, um espetinho de peixe, uma espiga de milho, um bolo caseiro, um pão delicioso com um recheio, um iogurte, leitinho, uma refeição em família, se sujar comendo, enfim, prazer! Dá pra manter a criança sem comer alguns industrializados que não são indicados para a idade dela.
Pense nisso 


Elaborado pela Nutricionista Infantil Karine N. C. Durães - Nutricionista especializada em Pediatria pelo Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da FMUSP

---
*Editando/Retificando: existem pediatras e "pediatras", como existem nutricionistas e "nutricionistas". Pensei que já estivesse subentendido aqui... Creio que toda mãe que exerce a maternidade consciente busca referências confiáveis dos profissionais que podem ajudá-la nesse processo Emoticon smile

Emoticon wink