Diabéticos devem ter um cuidado especial com a alimentação a fim de manter o organismo sob controle. Se você convive com a diabetes, provavelmente já sabe o que deve e, principalmente, o que não deve comer! As limitações das dietas para diabéticos são bem conhecidas, até mesmo para os parentes e amigos.

Mas você sabia que alguns alimentos funcionais são grandes aliados na luta contra os sintomas da diabetes? Os benefícios encontrados nesses alimentos vão desde a manutenção da pressão arterial e taxas de glicose, até a proteção dos olhos e diminuição dos riscos de doenças cardiovasculares.

Farelo de aveia
Reduz as taxas de colesterol ruim.
Contém fibras que exercem o papel de carregar parte das gorduras ingeridas pela alimentação, favorecendo a redução de colesterol sanguíneo. O consumo indicado é de 40g diários, sempre revezando com o consumo do farelo de outros cereais.

Azeite de oliva
Eleva o colesterol bom.
Combina gordura monoinsaturada e beta-sitosterol – substância responsável pela elevação dos níveis do HDL, colesterol “bom”. Juntos a gordura e o beta-sitosterol melhoram a atividade dos receptores das células que “varrem” o mau colesterol do sangue. O consumo indicado é de 1 colher (de sobremesa) no almoço e outra no jantar, sem aquecer o azeite. No caso do azeite, deve-se ter um acompanhamento e orientação do nutricionista já que pode haver influência na ação de remédios.

Banana
Controla a pressão alta.
O alto teor de potássio e a baixa quantidade de sódio revertem os elevados números da pressão arterial. O equilíbrio entre os dois minerais é o responsável pela manutenção da pressão. Com o consumo de uma unidade por dia já podemos notar benefícios, evitando exageros.

Milho verde
Cuida da saúde dos olhos
Contém os antioxidantes luteína e zeaxantina que atuam na prevenção de danos oculares. Ambos fazem parte da família dos carotenóides, que protegem as células da retina e afastam o mal da degeneração macular – problema que pode levar à perda da visão. Para o consumo, é recomendado revezar o milho com o arroz, em vez de adicioná-lo à dieta, por ser rico em amido.

Suco de uva integral
Beneficia a circulação sanguínea
O resveratrol, poderoso antioxidante, atua na melhora da circulação sanguínea, dilatando os vasos. O consumo indicado é o de 120ml por dia de suco de uva integral concentrado, sem açúcar, sem conservantes ou corantes. Bata o líquido com algum tipo de folha ou adicione farelo de aveia para não provocar um aumento exagerado nos níveis de glicose.

Linhaça dourada
Evita picos de glicose
As fibras presentes auxiliam no controle da glicose e fazem com que o açúcar não atinja picos no sangue. Além disso, o resultado da fermentação das fibras feita pelas bactérias intestinais auxilia o fígado a produzir menos glicose. Consuma de 1 a 2 colheres (de sopa) por dia em forma de farinha, evitando o exagero.

Salmão
Diminui os riscos de doenças do coração
O consumo dos alimentos ricos em ômega-3, como o salmão, reduz os níveis de colesterol e triglicérides no sangue, além de controlar a pressão arterial. A gordura ainda possui efeito antiinflamatório, completando sua gama de benefícios cardiovasculares. Consuma 3x por semana, podendo variar o consumo com outros peixes gordos como cavala, sardinha e atum fresco. A orientação de um nutricionista é válida no caso do salmão.



Fonte: ADITIVOS ON LINE