Emagrecer de uma forma saudável não é impossível. Você precisa inserir em sua dieta alimentos que ajudem a emagrecer.

Aveia
É rica em fibras. Auxilia no emagrecimento, pois as fibras se expandem no estômago e são transformadas numa espécie de gel resistente à digestão, prolongando a saciedade. Vale ressaltar que as fibras proporcionam um grande efeito de saciedade, porque, no estômago, as fibras incham como esponjas. Por isso comemos menos e temos fome menos rapidamente, pois elas permanecem no estômago durante um bom tempo depois de ingeridas. No final da digestão, desencadeiam outro saudável processo: aceleram os movimentos do intestino, evitando a prisão de ventre.

Amaranto
O amaranto é um ótimo aliado do emagrecimento. A semente reduz a formação e o volume de gordura no abdome. É rica em fibras e proteínas. 

Maçã
A maçã tem sua grande parte composta por água, portanto, não possui muitas calorias e, ao mesmo tempo, sacia a fome, pois mostra para o seu estômago que já comeu quando, na verdade, ela enganou. A fruta tem 83% da sua composição por água, além de ser rica em fibra. 

Melão
O melão entra na regra de alimentos que ajudam a emagrecer. É uma das frutas que menos possui calorias, sem contar que ele é uma fruta diurética pelo fato de sua composição ter bastante água. A fruta também traz o poder de antioxidante para quem deseja retirar as toxinas do organismo. 

Dieta correta
O importante da dieta é fazer um cardápio que tenha alimentos saudáveis e dos quais a pessoa que quer emagrecer goste. Cabe ao médico ou ao nutricionista buscar alternativas para uma pessoa que não gosta de muita variedade de comida saudável e ao paciente ter boa vontade de experimentar novos ingredientes. 

Alimentos cheios de cálcio
O cálcio tem uma conexão com a redução de peso porque interfere no desenvolvimento dos adipócitos, as células de gordura. E tem mais, alimentos ricos no mineral brecam a absorção da gordura vinda das refeições. Em outras palavras, parte das moléculas engorduradas é varrida para fora do organismo na digestão, o que impede seu acúmulo.
Alguns alimentos ricos em cálcio: leite, ricota, soja cozida, sardinha, iogurte, espinafre, salmão, tofu, laranjas, amêndoas, sementes de gergelim, mostarda, couve e algas marinhas. 

Peixes
Os peixes, em geral, são ricos em ômega 3, contém proteínas de alto valor biológico, que estimulam a saciedade, além de ácidos graxos essenciais, que potencializam a queima calórica e dificultam o acúmulo de gordura.

Quantidade recomendada: sempre assados, grelhados ou cozidos (nunca fritos) na quantidade mínima de 200 gramas por semana, divididos em três dias. 

Farinha de maracujá
Todo o alimento que chega ao seu estômago acaba sendo absorvido por esta farinha, e não pelo organismo. É encontrada em casas de produtos naturais. 

Laranja
Graças a um componente chamado flavonoides essa fruta consegue diminuir sua massa de gordura. 

Comer devagar e mastigar bem os alimentos
Engolir os alimentos sem estarem bem triturados pode fazer você dobrar o volume do que ingere. Isso porque o cérebro só recebe a mensagem de que o organismo está satisfeito após 20 minutos do início da refeição. Então, mastigue devagar. Depois de cada garfada, coloque os talheres ao lado do prato para descansar. Só volte a pegá-los depois de engolir a comida. Assim, você se alimenta devagar

Fonte: JORNAL DO POVO – RS