Browsing Archive: abril, 2012

Doces benefícios do chocolate amargo

Postado por Paula Fernandes em quinta, abril 26, 2012, In : Para saber! 

No fim do último mês de março, a divulgação de uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia, em San Diego, fez a alegria dos chocólatras às vésperas da Páscoa: o estudo mostrava que pessoas que comem chocolate com frequência costumam ser mais magras. Por mais animadora que seja a informação, que reforça uma série de dados recentes sobre os benefícios do doce para a saúde, é importante ficar claro: não adianta devorar todos os ovos, bombons e barras que ganhar nest...

Continuar lendo...
 

Conheça 10 motivos para consumir soja regularmente

Postado por Paula Fernandes em segunda, abril 23, 2012, In : Para saber! 
Alimento é fonte de proteínas e minerais benéficos à saúde.
Grão auxilia na proteção contra doenças cardíacas

A soja é excelente fonte de proteínas e minerais como cobre, ferro, fósforo, cálcio, potássio, magnésio, manganês e vitaminas. O alimento auxilia na proteção contra doenças cardíacas, redução dos sintomas da menopausa, prevenção da osteoporose, câncer de mama e de próstata e pode até ajudar na libido. 

Conheça 10 motivos para incluir a soja na alimentação: ...
Continuar lendo...
 

Gastrite

Postado por Paula Fernandes em segunda, abril 23, 2012, In : Para saber! 
Alimentos ácidos, condimentados e gordurosos costumam cair como uma bomba em estômagos mais sensíveis. É comer para logo sentir aquela azia ou queimação.

Cafeína, bebidas alcoólicas, cigarro e até o nervosismo também podem piorar problemas como gastrite e úlcera. Segundo uma enquete feita aqui no nsite, 34% das pessoas disseram que o estresse é o fator que mais desencadeia crises estomacais.
Isso ocorre porque, em situações de tensão, o sistema nervoso é acionado e estimula a pr...

Continuar lendo...
 

O que são Nutracêuticos?

Postado por Paula Fernandes em domingo, abril 22, 2012, In : Para saber! 

Alimento-medicamento

Bem-vindo ao mundo dos nutracêuticos.

Nutracêuticos são compostos que se situam entre um alimento e um remédio. Além de nutritivos, eles incrementam as funções fisiológicas e são revigorantes.

Agora, cientistas desenvolveram uma técnica que permite o encapsulamento de suplementos nutricionais concentrados, extraídos de alimentos.

A descoberta promete dar um novo impulso a esse conceito de alimento-medicamento, permitindo que as pessoas usufruam diretamente de vitam...


Continuar lendo...
 

Colesterol e as ultimas descobertas

Postado por Paula Fernandes em domingo, abril 22, 2012, In : Para saber! 

Apesar de toda a sua má-reputação, construída ao longo dos anos, as pessoas realmente precisam do colesterol.

As células do corpo utilizam o colesterol em uma grande variedade de funções, incluindo a digestão (através da fabricação de ácidos biliares), a produção de vitamina D e várias hormônios, e até mesmo na estabilização das membranas celulares.

As pesquisas mais recentes já estão destruindo vários mitos sobre o colesterol: por exemplo, no lado do colesterol bom, não ...


Continuar lendo...
 

Dieta do brasileiro piora e aumenta obesidade

Postado por Paula Fernandes em domingo, abril 22, 2012, In : Para saber! 

Gordura e refrigerante

Acabou o tempo em que adieta de arroz com feijão do brasileiro era merecedora de elogios.

Dados divulgados hoje pelo Ministério da Saúde dão conta de que a população hoje se alimenta de forma inadequada e consome gordura saturada em excesso.

Os dados mostram que 34,6% da população não dispensam carne gordurosa, enquanto 56,9% das pessoas bebem leite integral regularmente.

Outro fator preocupante é o consumo de refrigerante - 29,8% dos brasileiros tomam a bebida pe...


Continuar lendo...
 

Sobrepeso não está só nos quilos a mais, mas também na "cabeça gorda"

Postado por Paula Fernandes em domingo, abril 22, 2012, In : Para saber! 
Emagrecimento passa por mudança de comportamento, diz psicóloga.

"Cabeça magra" escolhe o melhor alimento, não o mais saboroso

A ideia de "cabeça gorda" ou "cabeça magra" é usada pelo Centro de Recuperação e Estudos da Obesidade (Creeo) no tratamento do excesso de peso. Trata-se de considerar o peso como resultado não só do que se come em relação ao que se gasta por meio de atividades físicas, mas também como reflexo do comportamento.

De acordo com o fundador do Creeo — que util...

Continuar lendo...
 

Fitoterápico à base de cacto apresenta eficácia no controle do peso

Postado por Paula Fernandes em domingo, abril 22, 2012, In : Para saber! 
Extrato testado na USP precisa ser manipulado em farmácias magistrais, mediante prescrição profissional.

Estudo aponta que extrato de cacto pode reduzir o sobrepeso em até 13%

Testes feitos pelo Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (USP) concluíram que o koubo, extrato concentrado de diversas espécies de cacto, é eficaz como moderador de apetite, tendo aprovação científica como emagrecedor fitoterápico.

Os resultados...
Continuar lendo...
 

Veja como a alimentação pode aumentar ou diminuir riscos de câncer.

Postado por Paula Fernandes em quarta, abril 4, 2012, In : Para saber! 
Estudos demonstram que determinados nutrientes apresentam um papel protetor quanto ao câncer. Por outro lado, o consumo em excesso de alguns alimentos é comumente associado à maior propensão a desenvolver a doença. Para alcançar a melhor combinação, o conselho é colorir o prato.

Ao selecionar alimentos com diferentes colorações, aumentam as chances de que se reúna um número maior de nutrientes variados.

A alimentação tem papéis diferentes no aspecto da prevenção e na etapa do ...

Continuar lendo...
 

Bebidas turbinadas para aumentar o metabolismo

Postado por Paula Fernandes em terça, abril 3, 2012, In : Para saber! 
Bebida que combina laranja, maçã, gengibre, couve e hortelã ajuda a acelerar o metabolismo, a queima de gorduras e evita o envelhecimento precoce.

Caldo de duas laranjas, batido com uma maçã sem casca, um pedaço pequeno de gengibre, uma folha de couve e um punhado de hortelã compõem a receita de suco termogênico que a nutricionista Alice Carvalhais, do Instituto Mineiro de Endocrinologia, costuma receitar aos clientes que desejam acelerar o metabolismo. Nas dietas propostas, ela tamb...
Continuar lendo...
 

Alimentos termogênicos e aumento do metabolismo

Postado por Paula Fernandes em terça, abril 3, 2012, In : Para saber! 
Alimentos como laranja, pimenta vermelha, pimentão, gengibre, chá verde, canela, chá-mate e folhosos, como brócolis, mostarda e couve, entre outros, estão, cada vez mais, sendo inseridos em dietas para perda de peso e para dar uma turbinada no metabolismo. As indicações vêm respaldadas por pesquisas que atestam a ação termogênica desses ingredientes que “esquentam” a alimentação. “São alimentos que aumentam o metabolismo energético e a demanda de energia, utilizando a gor...
Continuar lendo...
 

Saiba mais sobre o Alho

Postado por Paula Fernandes em terça, abril 3, 2012, In : Para saber! 

Propriedades picadas

O sabor e as propriedades terapêuticas do alho são reverenciados desde a antiguidade, mas seu forte odor característico - ao qual já foi atribuído até o poder de espantar vampiros - faz com que muitas pessoas evitem manipular a hortaliça.

Como alternativa, existem diversas versões de alho prontas para o consumo.

Mas, segundo pesquisa feita na Agência Paulista de Tecnologia do Agronegócio (APTA), o alimento perde praticamente todas as suas propriedades funcionais de...


Continuar lendo...
 

Como tirar o melhor dos alimentos

Postado por Paula Fernandes em segunda, abril 2, 2012, In : Para saber! 

Pesquisas mostram quais são as formas adequadas de preparar as refeições para conseguir preservar todos os nutrientes e impedir a formação de compostos prejudiciais à saúde.

 

Depois da constatação dos benefícios dos nutrientes para a saúde, a ciência se aprofunda em uma segunda etapa. Pesquisadores da alimentação estão buscando uma cozinha mais inteligente, direcionada para encontrar as melhores formas de extrair dos alimentos o que eles têm de melhor, evitando o desperdíc...


Continuar lendo...
 

Hábitos saudáveis podem aumentar a Fertilidade do casal

Postado por Paula Fernandes em segunda, abril 2, 2012, In : Para saber! 
Fertilização in vitro é indicada em poucos casos e como última opção. Perder peso, parar de fumar e de beber são recomendados pelos médicos.

Amanda RossiDo G1, em São Paulo

A fertilização in vitro é uma opção apenas para um pequeno número de casais que têm dificuldade para ter filhos. Considerada um procedimento de alta complexidade, ela só é indicada em casos específicos, após uma série de exames que comprovam que não existe outra solução para o casal.

Segundo Artur Dzik...

Continuar lendo...
 

Salmão com Batatas - Ótimo para o Domingo de Páscoa

Postado por Paula Fernandes em segunda, abril 2, 2012, In : Receitas 

O segredo é equilibrar o tempero e as especiarias, em relação ao salmão...

Ingredientes 

500g de Salmão
1/2 Limão siciliano 
2 colheres de manteiga 
3 batatas grandes 
Azeite 
Sálvia 
Tomilho 
Alecrim
Alcaparras
Orégano 
Pimenta do reino moída 
Sal 
* quantidade necessária ( + ou - 1 colher de sopa), as ervas são frescas, se for usar ervas desidratadas, deixe-as hidratar no suco do limão siciliano antes de temperar o salmão. 

Preparo 
Numa travessa de metal, coloque o papel alumínio (suficiente...

Continuar lendo...
 
 
Comentários by Disqus