Existem certos alimentos que interagem melhor entre si, se complementando e melhorando a absorção pelo organismo. Por exemplo, as vitaminas A, D, K e E precisam de gordura para serem melhor absorvidas – logo, o azeite da salada não serve apenas para temperar.

A revista Superinteressante elaborou essa lista que mostra quais são as melhores combinações de alimentos.

1 – Arroz + feijão
O arroz fornece um aminoácido (metionina), e o feijão outro (lisina). Combinados, ambos formam uma proteína – cadeia de aminoácidos que compõe nossos tecidos.


2 – Salmão + Alface + Agrião + Brócolis + Nozes
As vitaminas A (agrião), D (salmão), E (brócolis) e K (alface) precisam de lipídios (nozes e gordura do peixe) para serem absorvidas.


3 – Cenoura + Laranja
A vitamina C da laranja combinada com o ácido fenólico da cenoura abaixa os níveis de colesterol ruim, e as fibras da cenoura retardam a absorvição de açúcares tanto dela quanto da laranja, não disparando a produção de insulina e controlando o apetite.


4 – Feijão + Rúcula
A vitamina C presente na rúcula aumenta em 30% a absorção de ferro de vegetais como o feijão.


5 – Carne + Alecrim
Ao ser muito aquecida, a carne produz substâncias tóxicas. Já o alecrim aquecido produz substâncias benéficas – ácidos carnósico e rosmarínico, que cortam o efeito das toxinas da carne.


6 – Tomate + Azeite
Tomate cru é rico em licopeno, um antioxidante que neutraliza os radicais livres. Mas ele precisa de gordura para funcionar, e os lipídios do azeite ajudam o organismo a reter o nutriente.


7 – Ovo + Brócolis + Arroz integral
O magnésio existente na casca do arroz integral se une à vitamina D do ovo para promover a fixação do cálcio do brócolis.


8 – Atum + Frutas vermelhas
O suco das frutas contém ácido elágico, que aumenta a capacidade do corpo de reter o ômega 3 presente no atum, e reduzir o colesterol ruim.


9 – Chá verde + Limão + Castanha do Pará
O ácido ascórbico do limão estabiliza uma substância chamada catequina, presente no chá verde, atrasando o envelhecimento celular. A vitamina E da castanha do pará é melhor assimilada com a mesma catequina