A palavra 'Kefir' vem originalmente do turco Keif que significa “sentir-se bem/bem-estar”.

Quais os benefícios do Kefir?

Seu consumo modula a imunidade, desinflama o intestino, melhora a densidade óssea, combate alergias, previne doenças respiratórias, desintoxica o organismo, contribui para o processo de emagrecimento, entre outros. 

Mas, para preservar todas as suas propriedades, deve-se seguir as etapas de fermentação e consumi-lo fresco, quando as bactérias estão vivas. 

Se for aquecido, ele perde parte das funções.

Como preparar/cultivar o Kefir?

Em um recipiente de vidro bem limpo coloque o leite. 
Adicione os grãos de Kefir – cerca de 2 a 4 colheres (sopa) para cada litro de leite. 
Cubra com um pano estilo voal (gaze ou fralda funcionam bem) , prenda com um elástico e deixe fermentando entre 24 e 48 horas, em temperatura ambiente e em local longe de luz.

* Importante salientar aqui que, quanto maior a temperatura ambiente mais rápido irá fermentar e, ainda, que quanto mais tempo fermentando mais ácido ficará. Faça suas experiências e veja qual o melhor método (tempo x quantidade de grãos x temperatura) é melhor para o seu paladar.

Pode ser leite integral de vaca ou cabra ou ovelha.

Depois de fermentar, coe os grãos de kefir. Armazene o líquido fermentado em um recipiente com tampa.
Retorne os grãos para um recipiente limpo com leite para reiniciar o processo.

Observações:

1)Não é necessário lavar os grãos entre um cultivo ou outro, pois a presença de uma viscosidade é altamente benéfica e está associada a propriedades anti-cancerígenas. Mas recomenda-se fazer isso uma vez na semana ou a cada duas semanas. Depois de peneirado, lave os grãos com água filtrada e reinicie o processo.

2)Você saberá que o kefir está dando certo quando, depois de fermentado, o leite fica mais grosso, na consistência de iogurte.

3)A coloração normal dos grãos é mais branquinha, se você encontrar algum mais escuro ou amarronzado, descarte!

4)Nunca consuma o kefir que apresentar gosto ou cheiro estranho. É normal um sabor um pouco mais ácido, mas nunca cheiro e gosto totalmente desagradável.

5)Conforme o seu Kefir for aumentando, guarde uma porção no congelador para um  backup e doe o excedente!